Ao
longo dos estudos realizados nesta Unidade Curricular já verificámos que o
desenvolvimento intelectual do ser humano na atual Sociedade da Informação
passa por se manter em constante atualização através do recurso às tecnologias
digitais que possibilitam atualizações educacionais mais dinâmicas e específicas.
Atualmente,
o ser humano tem a possibilidade de interagir com as máquinas onde quer que se
encontre, obtendo através delas a informação de que necessita e partilhando os
seus próprios conhecimentos e opiniões, gerando-se assim um espaço onde as
pessoas podem estar em constante aprendizagem – ciberespaço.
O
importante, quando estamos a construir um espaço virtual a que todos terão
acesso, é que o utilizador seja capaz de analisar toda a informação disponível
e transformá-la em conhecimentos. O uso da imagem é fundamental para o processo
educativo, servindo de explicação ao conteúdo escrito que, por vezes, não está
devidamente consolidado pelo leitor que não tem bases para a sua compreensão – media literacy.
Os
ciberespaços devem ser concebidos de forma a que possa surgir a dinâmica
sujeito-objeto-sujeito, para que haja uma competente construção do
conhecimento. O conteúdo deve ser organizado tendo em conta o público alvo –
quanto mais apelativo melhor.
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