sábado, 28 de fevereiro de 2015

Em jeito de balanço final...

Fonte: http://www.seguranet.pt/tiras-bd-seguranet

"Copiar e colar" - aqui está um bom desafio para traduzir a importância que tem uma boa Literacia da Informação. 
A tira de Banda Desenhada que inseri nesta postagem retrata na perfeição o que acontece, diariamente nas nossas escolas. Os recursos são muitos, as ferramentas digitais também e os alunos de hoje que constituirão a sociedade ativa de amanhã, veêm-se inundados de informação que por vezes não conseguem gerir.
O papel do profissional da ciência da informação é fundamental na atual Sociedade do Conhecimento. A informação em excesso, quando mal utilizada, pode ser prejudicial à formação de adultos capazes de desempenhar as funções que a sociedade lhe exige.
Ao longo dos desafios lançados na Unidade Curricular "Literacias da Informação", fui-me dando conta da importância do papel que desempenho enquanto Professora Bibliotecária, empenhada em manter informados os utilizadores das bibliotecas que coordeno. Não há dúvida que o saber passa por várias fases, nomeadamente reconhecer os erros, informar-se para os corrigir e finalmente ultrapassá-los.
É isto que procuro fazer na minha prática diária e agora mais ainda, pois como referi ao longo dos meus trabalhos, a formação permite-nos isso mesmo, ir mais além.
Esta disciplina foi um desafio interessante, até porque, tudo o que nos foi facultado, pode perfeitamente ser aplicado no meu dia-a-dia enquanto profissional na informação. 
Obrigada a todos os colegas com os quais fui trocando comentários e dúvidas e votos de um bom trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário